[firebase-br] RES: FB 2.1 no linux

Eduardo Bahiense eduardo em icontroller.com.br
Ter Jul 22 15:59:15 -03 2008

> é ótima, mas eu queria saber se vc tem firebird para linux e qual programa eu uso para manipular as tabelas e outras funções, como se fosse um similar do IB expert, abraços!!

Como os servidores linux normalmente estão em modo texto, e,
normalmente, quremos apenas rodar alguns scripts de atualização, usar o
isql é a melhor opção. Preparamos tudo pelo IBExpert, ou mesmo "na unha"
e depois é só rodar:
SQL> in ...\meuscript.sql;

Observe que no isql, pelo menos na minha instalação do Debian, ele se
enrola com caracteres acentuados na linha de comando. Isso não acontece
quando excuta um arquivo pelo "in". Tipo:

UPDATE PESSOAS SET NOME = 'JOÃO'; vai sair 'JOO'

A mesma instrução por script dá certinho.

Agora, para uma consulta ou instrução rápida, usamos o IBWebAdmin, que
funcionando via browser, quebra muitos galhos, mas tem uns bugzinhos.

Eduardo