[firebase-br] Ferramentas Firebird no Linux

Douglas Tosi douglasht em gmail.com
Qua Jul 16 16:35:10 -03 2008

2008/7/16 Maciel Soncini Bueno <maciel em 2msolutions.com.br>:
> Acontece que não consegui fazer isso. Consegui gerar um metadata numa
> estação Windows, mas na hora de rodar, após um tempo, fica muito lento,
> o que inviabiliza o processo pelo tamanho do banco.

O banco é grande em metadados, ex. muitas tabelas e procedures e por
isto ficou lento recriá-lo? Ou além do metadado você também extraiu os
dados? Ex.: tem um monte de inserts no script que você gerou?

Se foi a segunda opção, verifique se nessa sequencia de inserts tem um
commit a cada 500 ou 1000 registros.

> Como posso proceder para conseguir gerar um Metadata através do próprio
> servidor Linux e rodar o mesmo direto neste mesmo servidor, ou pelo
> menos gerar o metadata e roda-lo direto pelo servidor?

Você pode rodar o script com o isql, que deve estar no diretorio \bin
do firebird.
Para gerar o script no linux não sei.

> Apenas para registro, como ainda não consegui rodar o metadata, estou
> trabalhando no banco atual (apaguei o banco e voltei o backup com gbak).
> Existem query´s que são lentas e outras até que retornam registros que
> não tem nada a ver, com caracteres inválidos, gerando uma impressão de
> que o banco está corrompido.

Dá uns exemplos mais específicos aí pra gente. Com o sql e o plano de
execução gerado pelo firebird.
Fica mais fácil de te dizer se pode ser problema no banco ou alguma
indexação ruim, etc.

hth,
[]s
Douglas Tosi