[firebase-br] Ferramentas Firebird no Linux

Maciel Soncini Bueno maciel em 2msolutions.com.br
Qua Jul 16 16:23:22 -03 2008

Saudações,

Tenho um servidor Linux Debian Dual Core 2.66 Ghz com Firebird 1.5
Classic Server.

Antes era Super Server e independente da modalidade, tenho alguns
problemas de performance.

Efetuei a mudança de Super Server para Classic Server.

Minha idéia além da mudança era poder gerar um Metadata do banco e rodar
novamente, com a finalidade de ter um banco sem possíveis "problemas
internos".

Acontece que não consegui fazer isso. Consegui gerar um metadata numa
estação Windows, mas na hora de rodar, após um tempo, fica muito lento,
o que inviabiliza o processo pelo tamanho do banco.

Acabei abortando a operação, mas não desistindo de realizar esta tarefa.

Como posso proceder para conseguir gerar um Metadata através do próprio
servidor Linux e rodar o mesmo direto neste mesmo servidor, ou pelo
menos gerar o metadata e roda-lo direto pelo servidor?

O Linux está leve, somente com as funções estritamente necessárias para
rodar como servidor de banco de dados.

Apenas para registro, como ainda não consegui rodar o metadata, estou
trabalhando no banco atual (apaguei o banco e voltei o backup com gbak).
Existem query´s que são lentas e outras até que retornam registros que
não tem nada a ver, com caracteres inválidos, gerando uma impressão de
que o banco está corrompido.

Rodei o GFIX e o mesmo não acusa problema nenhum no banco.

Se alguém puder me ajudar, agradeço.

Maciel