[firebase-br] IBFireBackup 2.7.5.42 GRATUITO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Marcelo Fortes fortes.m em gmail.com
Sex Jul 11 15:05:03 -03 2008

Olá a todos da lista!
Andei desaparecido por uns tempos, mas estou aqui novamente.
Estou disponibilizando gratuitamente para todo mundo, a já conhecida
de toda comunidade a ferramenta de agendamento de backup IBFireBackup
esta é a versão 2.7.5.42 [Beta 3] Apesar de ser uma versão "beta" é
uma versão bastante estável. É que os meus Milestones funcionam de uma
forma peculiar, a saber, é o seguinte:

Milestones de Projeto
Alpha 1- Descrição do software, Diagramas, Flowcharts, Especificações
do usuário levantamento de requisitos etc.
Alpha 2 – Design básico, Interfaces, Core units, units principais...
Alpha 3 – Interface gráfica do usuário.

Entre o Final de Alpha 1 e término de Alpha 3 há bastante codificação.
Depois vem a fase Beta que equivale ao seguinte:

Beta 1 - Testes pelo desenvolvedor (minha pessoa), correção de bugs...
Beta 2 – Testes exaustivos por quem desenvolve e/ou ajuda a manter o
produto, Testes com meus bancos de dados de teste e produção
"inhouse", aqui em meu laboratório e em clientes meus que usam
InterBase ou Firebird em seus servidores...
Beta -3 Teste de campo por parte dos clientes, pessoas que licenciaram
o produto, debug intensivo etc.

Daí vem os Releases Candidates

RC 1- Correção de bugs reportados pelos usuários e Clientes (se houverem).
RC 2 - Adicionar melhorias relatadas ou funcionalidades exigidas pelos
usuários, debug intensivo novamente.
RC 3- Rechecagem de tudo que é reportado pelos usuários e procura por
regressões.

Pré Release - Aprovação pelo usuário. Após isso e finalmente o release oficial.

Por tanto, não devem se preocupar por ser uma versão dita como "Beta",
pois está bastante estável esta versão.

Procuro usar os melhores paradigmas de engenharia de software neste
produto que tenho mantido já há alguns anos, uso Controle de Versão
JVCS e muitas ferramentas de debug para asseverar um produto de
qualidade.

Esta versão é INTEIRAMENTE GRATUITA! NÃO HÁ LIMITAÇÕES DE NENHUMA
ESPÉCIE, NEM TRAVAS NEM EXPIRA APÓS UM PRASO!

Pelo que eu saiba é a única ferramenta de backup que funciona
integralmente com InterBase de 4.x.x até a versão 2007 e  todas as
versões de Firebird de 1.0.x até 2.x.x e que ainda está sendo mantida
e desenvolvida continuamente.

Agradeço a todos os que licenciaram as versões pagas e não temam em
fazer um upgrade.

Problemas conhecidos que não são limitações intencionais e sim
problemas que eu estou procurando resolver.

- Esta versão NÃO suporta versões antigas do Windows tais como Win95,
Win95OSR2, Windows98, Windows98SE e Windows ME.

- O "engine" principal do  IBFireBackup não roda como um serviço do
Windows (ainda), então é preciso se logar no servidor para a aplicação
se auto executar. Logo o motor principal do sistema vai rodar como um
serviço e vai se levantar com o server sendo ligado sem a necessidade
de se logar no servidor mas isso esá agendado para o futuro.

- É impossível ter duas instâncias do IBFireBackup executadas ao mesmo
tempo o que torna impossível fazer backup de mais de um banco ao mesmo
tempo, eu estou resolvendo isso também pois a versão 3.0 terá suporte
a múltiplos bancos de dados no mesmo servidor, inclusive se forem
versões diferentes do FB escutando em portas diferentes e também de
servidores com IB e Firebird juntos.

Leiam o "changelog.txt" para maiores detalhes.

Peço que, por favor, não encham a lista de discussão com posts como
"manda para mim!", "manda para mim também!". O Software está
disponível no site firebase www.firebase.com.br na seção de downloads
subseção ferramentas de backup façam o download por lá! Tem um link na
página principal que o Carlos H. Cantu gentilmente cedeu ATENÇÃO o
link é IBFireBackup 2.7.5.42 [Beta 3] NÃO CONFUNDIR COM Firebackup que
é outro produto totalmente distinto. Peço também que, por favor, não
discutam sobre o software aqui na lista, qualquer problema ou demais
informações mandem um email para marcelosoftware em yahoo.com.br todas as
críticas e sugestões são válidas! Assim como reporte de algum "bug"
encontrado.

Se alguém desejar suporte integral ou apreciar meu trabalho, doações
monetárias são mais que bem vidas, pois ajudam no custeio do tempo
despendido (noites de sono) fora demais recursos como servidores,
ferramentas etc. Tudo isto custa "grana", assim se alguém puder ajudar
com qualquer valor ajudará em eu poder sempre manter e lançar novos
releases para a comunidade e todos se beneficiarem. Se alguém tiver
este interesse mande um email para mim em marcelosoftware em yahoo.com.br
que eu explico como proceder em um eventual depósito.

Agradeço a todos

Marcelo Fortes.