[firebase-br] Processador Xeon Quad

André do Amaral Pellissari andrepellissari em gmail.com
Qui Jul 10 21:13:28 -03 2008

Amigos pesquisei muito sobre o assunto e nao consegui nada de util.
É o Seguinte: Um cliente possuia meu sistema utlizando como servidor um
micro P4 com windows xp e 512 de memoria e estava muito lento e dando um
monte de problemas. Sugeri a compra de um servidor. Como sei que o firebird
tem uma série de problemas e limitações com servidores multiprocessados,
indiquei um Dell PowerEdge com 4gb e processador Xeon Quad 2.33 ghz. Antes
de fechar a compra, (com medo ainda do firebird dar pau por causa dos 4
nucleos do processador) eu fui até um outro cliente que tem exatamente o
mesmo servidor da Dell, unica diferenca é o tamanho do hd. O resultado foi
que uma rotina de importação de arquivos txt para a base de dados que demora
cerca de 2 horas no micro p4 demorou por volta de 20min no servidor
(instalei o firebird e nao configurei nada no firebird.conf, apenas copiei o
banco e o executavel e coloquei pra rodar). Vendo o ótimo resultado mandei
comprar o mesmo computador (ambos tem windows 2003) e ontem quando coloquei
pra rodar na maquina nova, aumentou de 2 pra 3 horas a importação que havia
testado. Alguém já passou por isso ? Alguma idéia ? em ultimo caso vou
migrar para sql server express. Muito obrigado a todos !

Versão do BD Firebird-2.0.1.12855-1

André