[firebase-br] firebird no linux

Otto Fuchshuber ottofuch em terra.com.br
Qua Jan 30 20:30:59 -03 2008

Instalar o Apache é complicado, tanto no Linux quanto no Wndows.
Instalar o MySQL pode ser complicado.
Instalar o PHP poder ser instalado.
Mas instalar todos eles junto ao mesmo tempo pelo XAMPP (Lampp e Wampp)
é a coisa mais fácil do mundo, e tem se um servidor de web funcionando
em poucos minutos, com MySQL e PHP instalados.
Um grande sucesso do Windows chama-se InstallShield.
O InstallShield já foi portado para o Linux, mas é pouco usado.
O segredo da facilidade ou da dificuldade está ter um não ter um bom
instalador.

Eu tenho um computador com o Suse 9.3 instalado. Tinha instalado o
Apache, o MySQL e o PHP, mas o Apache, o MySQL e o PHP eram versões
antigas, eu precisava de versões recentes, como o MySQL 5 e o PHP 5.
Atualizar o Apache, o MySQL e o PHP seria muito trabalho. Resolvi o
problema em 10 minutos instalando o XAMPP desenvolvido pelos Apache
Friends (amigos do Apache). São coisas dessas tipo que devem ser
criadas. Quem de nós se habilita, que estamos no open source, no
software livre?

100+
Otto