[firebase-br] Pegar item anterior e posterior numa consulta SQL (FireBird)

Ricardo César Cardoso ricardo_engsoft em yahoo.com.br
Seg Jan 28 08:21:39 -03 2008

Bom dia amigos!

A dúvida que tenho não é sobre uma instrução SQL no Firebird v1.5.2, onde tenho uma tabela com a seguinte estrutura (campos):

IDDenticao[inteiro] / Denticao[String] / PassoMenor[inteiro] / PassoMaior[inteiro]

e os seguintes dados:

1 / '14-18' / 1829 / 2539
2 / '10-14' / 2540 / 3171
3 / '8-12' / 3172 / 4241
4 / '6-10' / 4242 / 5079

No meu programa tenho uma rotina que seleciona em que faixa uma medida se encontra, por exemplo se passo o valor 3500, ele me retorna '8-12'. Para isso uso a seguinte expressão

[code]
Select Denticao
>From Faixas
Where :Passo Between PassoMenor And PassoMaior;
[/code]

Porém, numa determinada situação, preciso do passo imediatamente superior ao passo selecionado. Repetindo o exemplo anterior, onde passo o valor 3500, devo trazer '10-14'. O problema é como montar esta expressão...

Fico grato com a sua ajuda,
Ricardo.