[firebase-br] Firebird x Delphi x dbexpress

Paulo S X Soares paulosoares.br em gmail.com
Seg Jan 21 18:37:08 -03 2008

Você está usando uma variável na query (:CODIGO). O erro ocorre porque, em
se tratando de variáveis na query de um componente, antes da execução é
necessário fornecer o valor da variável através do tratamento de parâmetros
do componente. Eu ainda não sei como fazer isso. Logo, a solução que eu
usaria seria definir a query em run time. Por exemplo

DataSet.CommandText:='SELECT T_DETALHE.*, T_LIGACAO.DESCRICAO '
+'FROM T_DETALHE '
+'LEFT OUTER JOIN T_LIGACAO '
+'ON (T_LIGACAOCODIGO = T_DETALHE.NATUREZA) '
+'WHERE T_DETALHE.CODIGO = '+IntToStr(intCodigo)
//supondo que o código esteja na variável intCodigo