[firebase-br] Firebird com VIsual Fox Pro

Evandro Siqueira vansiqq em gmail.com
Seg Jan 21 16:02:25 -03 2008

Retirei o seguinte do forum da foxbrasil:

vc vai precisar:

1 - fire bird
2 - um front end para vc criar o banco
3 - um odbc para criar a conexao do vfp com o fb

1 - http://www.firebirdsql.org/
2 - http://www.ibexpert.com/
3 - http://www.praktik.km.ua/downloads/Firebird_ODBC_2.0.0-Win32.exe

instale isso ai, a opção 2 e um front end para criação do banco de dados e
tal, se chama ibexpert, muito bom

Depois de tudo instalado e vc ter criado o banco de dados
vá em Painel de Controle -> Ferramentas Administrativas -> Fontes de Dados
(ODBC)
Na pagina -> Fonte de Dados do Usuário clique Adicionar, ali vc escolhera o
FireBird / Interbase Drivers, depois
Vc deve definir o DNS - Nome do banco , pode ser qualquer um
Database - Ali vc coloca o endereco da base de dados que vc criou com o
ibexpert
DatabaseAcount - geralmente SYSDBA
PASSWORD - masterkey
character set - ASCII
clique em Test Connection para ver se ta conectando direito.
Se sim clique em ok, se não estiver conectando pode ser o caminho do banco
ou usuario e senha que estão inválidos.
Após isso no Project Manager do VFP vc vai na parte DATA vc tem que ter um
database fox tmb, ali tem a opção Connections , vc clica em NEW e o DATA
source = DNS que vc criou antes irá aparecer ali, ai vc coloca novamente o
usuario e senha e pronto.

Depois vc vai em Remote Views, e clica em NEW e selecione o DNS e clique em
OK.
Vai aparecer o local para criar uma View, e as tabelas do banco , vc marque
All User Tables, selecione as tabelas e pronto, vc estara criando uma view
que é como se vc tivesse trabalhando com dbfs, mas no banco fire bird. "

Espero que ajude,

--
Evandro Siqueira
Programador