[firebase-br] 2 Duvidas Compactacao do Banco e Gravacao deimagens

Forrest® fernando em gramatura.com.br
Ter Jan 15 16:18:18 -03 2008

Leandro Rezende wrote:

> 1)
> Como faz para compactar o banco de dados, meu banco tem uma 20 tabelas
> vazias e esta com aproximadamente com 58 MB.
> Eu ja usei ele, inseri e apagei dados mas agora ele esta vazio,
> gostaria de sugesções para que isso seja possível.

Com respeito a essa forma é somente você fazer um Backup e depois
restaurar que o banco diminui de tamanho.

> 2)
> Estou desenvolvendo um sistema em Delphi com este mesmo banco assim.
> Tenho q cadastrar as pessoas e colocar junto dele a foto.
> Vi na internet varias formas:
>       * uma delas seria criar uma pasta e colocar as imagens dentro,
> mas nao gostei muito da solução pq fica meio inseguro
>       * a outra e gravar a figura no banco, acho esta mais viavel mas
> vi falar q degrada o banco.
>
>         So pra q vcs tenham ideia, o arquivo e um jpg de no maximo 15
> kb.  (320x240)
>         Por favor me deem opiniões pq nao sei qual caminho seguir

Com respeito a essa duvida sim existe várias formas de se fazer mas eu
prefiro armazenar as imagens direto no BD ao invés de armazenar em um
diretório e dar um loadfromfile no arquivo e se um engraçadinho vai e
apagar uma dessas imagens aí já era. Bom mas isso é uma opnião pessoal
minha e com certeza você terá outras opniões contrárias cabe a você ver
qual ficará melhor para você.