[firebase-br] 2 Duvidas Compactacao do Banco e Gravacao de imagens

Leandro Rezende leandrofabior em gmail.com
Ter Jan 15 16:07:40 -03 2008

(desculpem mas acionei um atalho do gmail e nao terminei de escrever)
Boa Tarde,
tenho 2 dúvidas a respeito do firebird:
1)
Como faz para compactar o banco de dados, meu banco tem uma 20 tabelas
vazias e esta com aproximadamente com 58 MB.
Eu ja usei ele, inseri e apagei dados mas agora ele esta vazio, gostaria de
sugesções para que isso seja possível.

2)
Estou desenvolvendo um sistema em Delphi com este mesmo banco assim. Tenho q
cadastrar as pessoas e colocar junto dele a foto.
Vi na internet varias formas:
      * uma delas seria criar uma pasta e colocar as imagens dentro, mas nao
gostei muito da solução pq fica meio inseguro
      * a outra e gravar a figura no banco, acho esta mais viavel mas vi
falar q degrada o banco.

        So pra q vcs tenham ideia, o arquivo e um jpg de no maximo 15 kb.
(320x240)
        Por favor me deem opiniões pq nao sei qual caminho seguir