[firebase-br] Firebird 2.0 e 1.5

Eduardo Bahiense eduardo em icontroller.com.br
Sex Jan 11 19:17:38 -03 2008

Não gosto muito de entrar nessas discussões calorosas, mas vou arriscar
umas opiniões:

Utilizamos o FB desde a versão 1. Para quem saiu do Paradox, já foi um
show, meus cabelos ficaram pretos de novo. De lá para cá, a cada nova
versão, cada novo Release Candidate, o banco foi se tornando cada vez
robusto e flexível, e o mais importante para ao meu ver: Uma grande
preocupação de levar o banco dentro dos padrões ANSI (Se todos os outros
bancos fizessem isso, nossa vida, com certeza seria melhor).
A performance sempre melhorou, nunca vi piorar.
A versão 1.5 foi um marco: Novas funções, correções de diversos bugs,
melhor performance. Neste tempo avisou-se que a versão 2 teria que ser
mais rigorosa com as construções SQL, obrigando os desenvolvedores a
abandonarem vícios de instruções pouco claras, coisas de qualificar
alias e depois fazer referência ao campo sem a qualificação - básico.
Quem já era caprichoso, não teve que se incomodar, quem não era assim
tão, deu uma revisão, acertou as sintaxes para uma forma mais
profissional e pronto! Tudo de bom.
Honestamente, acho que somos todos uns sortudos. Desconheço qualquer
produto comercial com voluntários tão qualificaddos dando suporte uns
aos outros e com uma equipe trabalhando no desenvolvimento de forma
profissional, pública e gratuita (entenda-se como pública o acesso à
documentação do projeto e como gratuita o fato de nós não pagarmos nada).
Acredito cada vez mais nesse banco, não sou fanático, se um dia precisar
trocar, troco - é a vida - mas por enquanto, defendo com bastante
convicção de que tenho um excelente produto à minha disposição que já me
atendeu como cliente / servidor, e agora em três camadas, full web, em
servidor linux, dá show de estabilidade e performance.
Além disso tudo, ainda temos notícias de que vem mais isso no 3.0 e mais
aquilo no Vulcan ou sei lá o que.

Quer saber, sortudo é pouco. Agora, quem precisa de mais, e tem gente
que realmente precisa, vá procurar algo que se encaixe em suas
necessidades. Se você precisa de um ônibus espacial, não venha reclamar
do meu ônibus três eixos, leito, com ar condicionado e cafezinho a bordo.

Abs a todos

Eduardo