[firebase-br] Dúvidas de Firebird!

Eduardo Bahiense eduardo em icontroller.com.br
Qui Jan 10 10:31:15 -03 2008

Roger escreveu:
>  Tenho as seguintes dúvidas, obrigado!
>
>  Qual componentes para acesso ao Firebird em Delphi é mais rápida,
>  IBX ou DBExpress?
Na lista não se discute política, nem religião, nem preferência por
componentes. Brincadeira, se você acompanhar mensagens antigas verá que
são discussões muitas vezes calorosas e que não levam a nada. Todos
defendem os componentes que usam pois estão atendendo suas necessidades.
Para mim, a regra é: invista em algo que muitos utilizem e que esteja
sendo mantido.

>   Quais as principais diferenças em usar o Firebird 1.5 ou o 2.0?
O FB 2.x traz mais recursos que o 1.5 e, na minha experiência, possui
melhor performance. Aí vai outra regra: Se a comunidade não rejeita,
utilize, sempre que possível, a última versão estável de qualquer
aplicativo.

>   Código SQL ou propriedade de algum componente IBX que diga a data e hora
> atual
>   do servidor do Firebird!
SELECT CURRENT_TIMESTAMP FROM RDB$DATABASE

>   No componente IBX 7.08 no componente TIBDatabase
>   para que serve as seguintes propriedades?
>
>   CheckActive;
>   TestConnected:Boolean;
Não uso IBX, sorry.

> Roger.