[firebase-br] Ajuda com SQL!

Magno System magno em speet.com.br
Qua Jan 9 12:25:16 -03 2008

Analize o valor da primeira parte da divisão antes de fazer o cálculo. Caso
seja zero você já põe o resultado final como NULL sem fazer o cálculo.

EMPRESA: Marcelo Guimarães Nogueira
NOME FANTASIA: Magno System
ENDEREÇO: Rua Oliveira Leite, 66 - Centro - Passa Quatro - MG
EMAIL: magno em speet.com.br
CNPJ: 07.693.076/0001-99

Marcelo Guimarães Nogueira
Magno System (Empresa Desenvolvedora de Software)
----- Original Message -----
From: "Roger" <pikurim em hotmail.com>
To: <lista em firebase.com.br>
Sent: Wednesday, January 09, 2008 9:42 AM
Subject: Re: [firebase-br] Ajuda com SQL!

Valeu, pelas respostas, vcs respondem muito rápido, eu usava outro
banco de dados o DBISam (ElevateSoftware.com.br) mas agora
os sistemas da empresa que trabalho exigem um banco mais robusto.

A pergunta é a seguinte:

Tentei fazer uma divisão na SQL, ex:

SELECT SUM(CASE WHEN P.EXCEDIDO > 0 THEN 1 ELSE 0 END) / SUM(EXCEDIDOS)
FROM PROCESSADOS

porém às vezes a primeira parte da divisão retorna zero, então o Firebird
retorna um
erro de divisão por zero, mas o antigo banco de dados o DBISam, apenas
mostrava o
resultado da divisão como NULL, como faço para o resultado retornar NULL
nestes casos,
e se tem como fazer tratamentos de exceção diretamente em SQLs?

Obrigado!
Roger Oliveira
Underline Informática
www.puxtreme.com.br

"Roger" <pikurim em hotmail.com> escreveu na
notícia da mensagem:fm2c9d$4kv$1 em ger.gmane.org...