[firebase-br] problema com haver(pagamento parcial de parcela)

Sex Jan 4 12:18:52 -03 2008

bom dia pessoal pra alguns isso  é off mais estou mandando pra varias listas
de delphi e fb, seguinte estou com um problema, pra gerar haveres de
clientes pois qdo clico no botão de haver ele simplesmente lança na tabela
de haver mais não diminue do total do titulo, porem qdo em seguida clico e
lanço outro valor ele abate do valor o 1 valor lançado no haver sempre assim
se lança 3 haveres ele abate 2 e assim sucessivamente alguem pode me ajudar
a sintase é a seguinte:
lenbrando q essa é so a parte q interessa:

dmdados.haver.insert;
dmdados.haverCODCONTA.value := dmdados.contasreceberCODIGO.value;
dmdados.haverVALOR.value := StrToDate(Edit3.Text);//onde lanço os valores de
haveres
dmdados.haverDATA.value := date;

dmdados.contasreceber.edit;
dmdados.contasreceberVLRECEBIDO.value := Dbedit10.field.AsFloat//esse dbedit
recebe a

//soma de valores
dmdados.contasreceberVLRESTANTE.value := dmdados.contasreceberVLRTOTAL.value-
dmdados.contasreceberVLRECEBIDO.value;

if dmdados.contasreceberVLRESTANTE.value <> 0 then begin
dmdados.contasreceberSTATUS.value := 'P';
end
else
dmdados.contasreceberSTATUS.value := 'B';
dmdados.contasreceber.ApplyUpdates(0);
dmdados.haver.ApplyUpdates(0);
dmdados.contasreceber.close;
dmdados.contasreceber.Open;
soma; // querye q faz a soma dos valores dos haver ja a coloquei em varias
partes do codigo
          //mesmo assim continua do mesmo jeito poderiam me ajudar

uso delphi 2006 firebird 1.5xxx e DbExpress