[firebase-br] O que funciona mais rapido.

Eduardo Pelizzari de Andrade eduardoandrade em persoft.com.br
Qui Fev 28 13:58:38 -03 2008

O que acontece é o seguinte, quando você utiliza um componente do Tipo
Table, ele vai gerar um SQL e ter a funcionalidade de uma query, por
exemplo, se você coloca  TableName=Clientes, quando der um Open, o Table
vai enviar: SELECT * FROM CLIENTES, para o banco de dados. Se você
quiser apenas um cliente, ou consultar uma conjunto de clientes, você
enviar um comando SELECT * FROM CLIENTES WHERE CODIGO=10 ou SELECT *
FROM CLIENTE WHERE NOME LIKE 'A%', são muito mais eficientes que a query
do table.

É muito comum, um desenvolvedor migrar de uma base local como PARADOX,
ACCESS, DBF e ir para um software de banco de dados cliente/servidor
como Firebird, Oracle, Sql Server, trazendo as práticas de programação
quer usava na base local, entre elas, usar TAbles abrindo as tabelas e
mantendo-as abertas, isto numa aplicação que não é cliente/servidor não
tem problema nenhum, porque o sistema operacional só cria o ponteiro
para a base, mas numa aplicação cliente/servidor, força o servidor fazer
consultas no banco e disparar os registros para  a estação.

Persoft Softwares Aplicativos
Fone: 55 11 62218061