[firebase-br] Aliases, RootDirectory e DatabaseAccess

Marco Antonio Abreu mabreu em itquality.com.br
Sex Fev 22 09:30:24 -03 2008

Olá pessoal,

Sou novo na lista, mas usuário FB/IB a bastante tempo. Contudo sempre
tive certas restrições quanto a utilização do FB/IB em aplicações onde o
ambiente de execução não é conhecido. Isso porque para acessar os BDs eu
precisava especificar o caminho completo dos mesmos no servidor. Embora
isso não pareça ser um grande problema, nos nossos sistemas é o usuário
final quem o instala e escolhe o diretório para isso. Assim quando o
sistema é instalado em um segundo computador, é preciso saber onde está
o banco de dados no primeiro. Ainda no mesmo sentido, quando instalam um
segundo módulo, mesmo que use um segundo BD, ele deve, por questão de
administração, ficar no mesmo diretorio do primeiro.  Mais uma vez não
tem como se saber isso facilmente, tendo de ser especificado e assim por
diante.

Quando soube que o FB 1.5 tinha Aliases para os BDs achei que meu
problema estivesse resolvido. Mas o que vejo é que para criar um BD novo
eu continuo tendo de especificar o caminho do mesmo no servidor.

No arquivo de configuração do FB (firebird.conf) eu posso especificar um
RootDirectory, mas isso é apenas para o FB em si, não para os BDs.
Especificando o DatabaseAccess para restrict melhora a segurança, mas o
diretório(s) que informo não é(são) utilizado(s) como default para a
criação dos BDs.

No arquivo Aliases.conf tem como especificar o apelido e o nome completo
do arquivo do BD, mas não posso acessar este arquivo remotamente, por
questões de segurança, já que ele fica no dir. do FB no servidor. Nem
conheço uma forma de cadastrar automaticamente uma entrada quando um
novo BD é criado.

Se mando criar um BD a partir do cliente sem especificar o diretório ele
cria no diretório do sistema operacional, o que não é nada bom. Se ele
criasse no RootDirectory não seria bom, mas seria melhor que em
"c:\windows\system32", no caso do Windows. No Linux ainda não testei
onde o BD neste caso, mas não seria bom ter ele criado em "/usr/bin".

Gostaria de saber se tem como definir o diretorio default para os BDs
criados remotamente? Já seria muito util se tivesse como descobrir isso
pela estação cliente. Outra coisa seria poder cadastrar automativamente,
ou não, um novo alias remotamente.

Se alguém puder me ajudar...

Obrigado.

--