[firebase-br] Formatação é tarefa do aplicativo cliente

Artur Anjos listas em arturanjos.com
Sex Fev 15 15:39:11 -03 2008

Paulo,

Embora eu concorde que por norma a formatação deverá estar no lado da
aplicação cliente, existem algumas excepções, e nessas é bom saber as
possibilidades que existem para a formatação.

Algumas vezes, a formatação não é necessária para mostrar do lado
cliente, mas para alimentar uma string dentro de uma stored procedure ou
trigger.

Por exemplo, ao emitir uma factura (nota fiscal), poderemos querer criar
um lançamento na conta corrente do cliente. Nessa altura, podemos querer
ter um texto que identifique o lançamento, como por exemplo "N/Factura
12.431/08'. Neste caso precisamos/desejamos de formatar os campos numero
(de forma que este tenha o sperador de milhares, por exemplo) e o campo
ano (de forma a só revelar os dois ultimos digitos).

Isto foi um exemplo. No Firebird, temos que recordar que o "cliente" de
um select pode ser um trigger, uma stored procedure, ....

Fica aqui as excepções, e a minha humilde opinião. :-)

Artur