[firebase-br] Formatação é tarefa do aplicativo cliente

Paulo S X Soares paulosoares.br em gmail.com
Sex Fev 15 14:44:40 -03 2008

Caros colegas,

Estou escrevendo este tópico porque senti a necessidade de opinar sobre uma
questão que tenho observado frequentemente na lista: o uso do SELECT como
formatador. Frequentemente aparecem dúvidas como, como formatar uma data,
como formatar um valor, como concatenar vários campos, como limitar um campo
varchar, e por aí vai. A minha opinião é de que um SELECT deve ser o mais
simples possível, respeitando seu objetivo, que é extrair informações
segundo determinados critérios. Não é função "ideal" do SELECT gerar uma
lista para ser exibida em um grid ou em um relatório. Se assim o fosse, o
ANSI SQL já incluiria a definição de todos os recursos necessários para tal
fim. A sua função básica é, como já disse, extrair informações, estejam elas
como estiverem. Uma vez que as informações são extraídas e enviadas ao
aplicativo cliente, este sim tem a tarefa de traduzir (ou formatar) as
informações para que o usuário as interprete, pois o aplicativo é a
interface visual entre o usuário e o BD. O SELECT ideal retorna simplesmente
colunas de tabelas e resultados agregados, sem maiores complicações. Passou
disso é sobrecarregar o SELECT e o BD.

Essa é a minha humilde opinião quanto à regra. Claro que há as exceções,
porém estas devem ser consideradas com cautela, que sirvam apenas para
simplificar, e não para complicar o sistema.

Gostaria de saber o que pensam os colegas.

Obrigado.