[firebase-br] É verdade que quando um banco tem mais de 40gb começa a consumir processador ?

Eduardo Jedliczka - TeamFB jedyfb em gmail.com
Sex Fev 15 14:37:13 -03 2008

o Tamanho Ideal de página de dados é algo utópico....

Cada aplicação (tipo dos dados, comportamento em relação à proporção de
cadastros Versus Consultas), cada servidor (hardware, sistema
operacional e sistema de arquivos) tem números ideais diferentes.

Tenho vários bancos (com estrutura parecida) rodando em servidores
diferentes com volume de dados diferentes... alguns com páginas de 4KB,
outros com páginas de 8KB e apenas um com páginas de 16KB.

Páginas grandes ajudam o desempenho do Select, mas prejudica muito os
Inserts, Deletes e Updates.

Páginas pequenas ajudam o desempenho de Inserts, Deletes e Updates mas
exigem mais I/O para retornar os dados num Select

o fato de casar o tamanho da página do banco com o bloco de alocação de
disco do sistema operacional também é um fator que interfere
significamente na perfomance do banco.

Sucesso,

Eduardo Jedliczka