[firebase-br] RAD Studio/Delphi 2007 e dbexpress com firebird

Jeferson Oliveira jefersonfoliveira em gmail.com
Sex Fev 8 14:32:57 -03 2008

Andreano Lanusse (CodeGear) wrote:

Olá Andreano!

> O pessoal que está ou tentou utilizar o driver do dbExpress do
> Delphi/RAD Studio 2007 e FireBird 1.x/2.x e teve problemas, poderia me
> enviar detalhado os problemas que tiveram.

Já não uso o DBX para novos projetos há muito tempo, pois adotei a
ZeosLib (http://zeos.firmos.at/) como a biblioteca de componentes padrão
para aplicações multi-banco, mas ainda tenho um projeto que utiliza
dbExpress que converti para Delphi2007 recentemente.

Não sei se as situações que relato aqui são específicas do Firebird, mas
como esse projeto utiliza somente Firebird e funcionava bem com DBX 3,
seguem:

1) O problema número 1 é sem dúvida a dificuldade de compreensão das
mensagens das exceções levantadas pelas classes do DBX, especialmente no
uso de parâmetros. O desenvolvedor precisa de mensagens claras, algo
como: "Ei! O parâmetro "NomeDoParametro" do DataSet "NomeDoDataSet" está
com tipo diferente do tipo do campo master "NomeDoCampoMaster" do
DataSet "NomeDoDataSetMaster", ao invés de "TDBXTypes.INT32 value type
cannot be accessed as TDBXTypes.INT32 value type". Ver QC 57436
(http://qc.codegear.com/wc/qcmain.aspx?d=57436) relatado pelo Cesar
Romero. Contornado utilizando dbxint30.dll distribuída com o Delphi 2006.

2) Erro "Incorrect values within SQLDA structure" ao salvar um registro
que contenha campos BLOBs com valor atribuído. Também já relatado no QC
(http://qc.codegear.com/wc/qcmain.aspx?d=42845 e
http://qc.codegear.com/wc/qcmain.aspx?d=50987) e aparentemente resolvido
no último update do Delphi2007

> Isso é importante.