[firebase-br] erro de redubancia citrica

Carlos Magno P Souza delphimagno em uol.com.br
Sex Dez 12 10:45:46 -03 2008

É claro que a simples cópia física do arquivo FDB não vai funcionar, mas
utilizo o FB 1.5 e faço backup do banco normalmente com quase 100 usuários
acessando e nunca tive qualquer problema. Uma vez por mês eu pego uma cópia
do BD colocar no meu notebook e utilizo o procedimento de backup e restore.

----- Original Message -----
From: "Sandro Souza" <escovadordebits em gmail.com>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Friday, December 12, 2008 8:36 AM
Subject: Re: [firebase-br] erro de redubancia citrica

Bom dia/tarde Rubens.

Amigo. Se você ainda não estiver utilizando as versões mais atuais do
Firebird que já vem com a nova ferramenta de backup "nbackup", então
realmente você terá que parar o Firebird para garantir que os dados estarão
todos coerentes, e assim sendo, você poderá utilizar o gbak ou qualquer
outra ferramenta de sua preferência.

Se sua versão de Firebird já vier com o nbackup, então não será necessário
parar o Firebird para efetuar o backup, pois o nbackup foi projetado para
criar os backups (completos ou incrementais) sem a necessidade de parar o
Firebird.

Para isso, foram implementados novos comandos no Firebird, que são
utilizados pelo nbackup, para que o Firebird deixe o banco consistente e
crie um arquivo temporário que ele utilizará para guardar todas as novas
modificações solicitadas pelas aplicações (INSERTs, UPDATEs, DELETEs,
etc...) e continua funcionando a toda, enquanto o nbackup faz o backup do
banco.

Assim que o nbackup termina a criação do novo backup, ele executa outro novo
comando no Firebird para que o Firebird possa aplicar todas as atualizações
armazenadas no arquivo temporário no banco de dados, e após isso, o tal
arquivo temporário é deletado e o Firebird volta a alterar o banco de dados
normalmente.

Pessoalmente eu já testei o nbackup e ele funciona "redondo". :D

Fiz até uma ferramenta de backups agendados.

Nesse caso particular de minha ferramenta, ele gera backups completos a cada
início de ano (ou quando ele é executado pela primeira vez), e a partir daí,
fica gerando backups incrementais mensais, diários e horários.

Essa ferramenta também conta com a opção de restaurar o banco de dados, mas
nesse momento será realmente necessário parar o Firebird. A ferramenta
utiliza o mesmo nbackup para criar como para restaurar os backups para
qualquer momento que você selecionar (ano, mês, dia e hora) a partir dos
backups completos e dos incrementais.

Posso dizer, com conhecimento de causa, que o nbackup funciona mesmo e é uma
"mão na roda". :D

Espero ter ajudado mais que atrapalhado. :D