[firebase-br] Ref. Identificar Servidor Firebird

Gustavo Moda gustavo.moda em gmail.com
Sex Dez 5 10:18:00 -03 2008

Em Sex, 2008-12-05 às 08:06 -0400, Omar Haddad escreveu:
> Salve amigos, ca estou eu tentando aprender um pouco mais,
>
> Bom dia, em primeiro lugar.
>
> Queria saber pode identificar qual servidor está rodando na máquina. É o
> seguinte: Percebi que na bandeja do sistema, há um ícone do fIrebird
> titulado "Firebird guardian". Percebi também que no painel de controle, há
> um item titulado "Firebird 1.5 Server Manager" ? Eu tentei parar o guardian
> para ver se o servidor da minha máquina pararia e a aplicação rodou assim
> mesmo ?
O Guardian mantem o servidor online. Você deve parar o Firebird Server,

> Em primeiro lugar, senhores:
>
> [01.] Qual a diferença entre os dois ? Por que aparece o ícone do Firebird
> Guardian na bandeja e tem o ícone "Firebird 1.5 Server Manager" ? Qual
> deles, de fato, é o servidor Firebird na minha máquina, para caso eu
> precisar restartá-lo ?
Guardian = Daemon que manter o servidor sempre de pé.
"Firebird 1.5 Server Manager" = é o aplicativo de gerenciamento do
servidor.
Você pode configurar o Firebird Server Manager para não utilizar o
guardian.

> [02.] Ao instalar, por exemplo, o IBExpert numa estação, para registrar o
> banco, devo apontá-lo como remoto ?
Sim, sempre bom usar remoto. Coloque o host 127.0.0.1 caso for local.
Você pode registar como local se estiver na mesma máquina, funciona
normalmente.