[firebase-br] Segurança de dados e estrutura, alguém se habilita?

Qui Dez 4 15:19:26 -03 2008

Bom dia/tarde André.

Amigo, infelizmente esse problema é puramente devido à arquitetura atual do
Firebird, que descende do Interbase.

Enquanto a tabela de usuários de banco não ficar apenas nos próprios bancos
de dados e não em um banco de dados local, como o security.fdb, isso não
terá solução definitiva.

Outro fator que complica um pouco, é que o Firebird é open source (graças a
Deus), mas que por conta disso, mesmo que a tabela de usuários de banco seja
finalmente migrada para dentro dos bancos de dados finais, sempre será
possível desenvolver "ferramentas" que entendam o formato interno desses
bancos de dados (já que o código fonte do Firebird é disponível, por ser
open source), e consequentemente, consigam ler a tal tabela de usuários com
suas respectivas senhas de acesso.

Implementar mecanismos de criptografia, como PGP e outros, nem que seja
apenas para a tal tabela de usuários de banco, poderia ser um caminho, mas
teria que ser feito internamente no próprio Firebird, e não em ferramentas
externas.

Se todo o banco for criptografado, isso obrigatoriamente implicará em perda
de performance, que pode chegar até a inviabilizar o Firebird pela demora
nos processamentos de criptografia e descriptografia.

Seria necessário criar mais um parâmetro de conexão, que seria a própria
chave de criptografia.

Resumindo, acredito que nem tão cedo seja encontrada uma solução para essas
situações, além de restringir o acesso à máquina onde está sendo executado o
Firebird.

Espero ter ajudado mais que atrapalhado. :D