[firebase-br] 1.500 bancos FB ao mesmo tempo c/10 usuários via web

Arlei Ferreira Farnetani Junior junior em farsoft.com.br
Seg Ago 25 20:17:38 -03 2008

Alguem pode me indicar um datacenter bom pra
eu já ir fazendo alguns testes???

----- Original Message -----
From: "Eduardo Bahiense" <eduardo em icontroller.com.br>
To: <lista em firebase.com.br>
Sent: Monday, August 25, 2008 12:51 AM
Subject: Re: [firebase-br] 1.500 bancos FB ao mesmo tempo c/10 usuários via
web

Olá Arlei

Com esse volume, com certeza, a melhor abordagem é um banco multi empresas.

Quanto às rescisões, não vejo limitação, você pode desenvolver um script
de extração do metadata pelo ID da empresa.

Quanto aos datacenters da vida, certamente, é o melhor que você pode
fazer. Prover ambiente seguro e estável, no mesmo nível que um IDC pode
te oferecer, 24x7, é muito mais caro que alugar um.

Hoje temos um sistema rodando desta forma, com 7500 usuários, utilizando
apenas dois fdbs de 3GB e o FB dá show! Não creio que você tenha que
"apelar" para nada.

Agora, 1500 arquivos vão te dar diversos gargalos, principalmente com
acesso à disco e memória, sem falar em fazer bkps de 1500 bancos
diariamente e também eventuais atualizações de ddl/dml. Tudo isso vai
acabar te forçando a escalonar por máquinas, 1 servidor para cada 100
bancos, pelo menos, o que lhe causará um custo em datacenter muito
grande, e um esforço de manutenção enorme, mesmo com oracle e outros.

Acredito que você deva estar partindo para um arquitetura em camadas com
pool de conexões. Não vejo como suportar um ambiente desses em uma
aboradagem cliente/servidor.

Um cuidado que vocês devem tomar é na construção das queries, tudo tem
que estar bem otimizado. Basta uma query mal escrita comendo 90% de CPU,
para teus 1500 clientes ficarem fora do ar, independente do número de
bancos que você utilize.

É uma empreitada desafiadora! Boa sorte!

Eduardo