[firebase-br] Nem o Google sabe: UDF com freepascal

Tecnobyte Informática temp2 em tecnobyte.com.br
Ter Ago 19 18:17:10 -03 2008

Uma certa vez eu escrevi UDF e compilei com FreePascal. Salvo engano você
deve usar a convenção de chamada stdcall se for Delphi e cdecl se for
FreePascal. Não sei por que, mas stdcall com FreePascal dá problema com
UDFs. Na prática Delphi e Free Pascal devem tratar de forma diferentes as
convenções de chamadas (embora não deveriam!).

As convenções de chamada stdcall e cdecl são semelhantes, mas não idênticas.

Atenciosamente.

Daniel P. Guimarães
Tecnobyte Informática
www.tecnobyte.com.br

----- Original Message -----
From: "Paulo" <paulo em manfra.com.br>
To: "'FireBase'" <lista em firebase.com.br>
Sent: Tuesday, August 19, 2008 4:38 PM
Subject: [firebase-br] Nem o Google sabe: UDF com freepascal

Estou tentando migrar um Interbase 6.0 rodando em Windows 2000 para um
Firebird 1.5.3 no Debian (mais pra frente vamos para o 2.x.x). Procurei
na internet sobre a compilação de udfs com o freepascal e só o que
encontrei é: não funciona! A udf compila direitinho, mas ao ser chamada,
o firebird retorna o seguinte erro:
Unsuccessful execution caused by system error that does not preclude
successful execution of subsequent statements.
Subsystem name.

Se eu bagunçar o nome da função ou o noma da so, o erro é de entry point
ou module name não encontrado. Normal. O problema é quando ele acha!

Bom, algum de vocês sabe de alguma forma de compilar udfs com o freepascal?