[firebase-br] Alocação de processamento

Ter Ago 19 15:49:03 -03 2008

Infelizmente, como o FB ainda não suporta totalmente SMP, a melhor
opção que você tem hoje é detectar quais as operações que estão
gerando 100% de carga, e ver se é possível otimiza-las de forma que
consumam menos processamento.

Fique atento quanto a índices redundantes ou com baixa seletividade,
ou então com a falta de índices que poderiam auxiliar as pesquisas nas
tarefas executadas, etc.

Veja tb se a culpa não é o sweep automático. Se for o caso, desligue
ele, e agende um sweep manual de madrugada (quando o servidor estiver
light). Como vc tem milhares de transações por dia, pode ser que o
sweep esteja sendo disparado diversas vezes num mesmo dia.

[]s
Cantu (Membro do TeamFB - FireBase)
http://www.warmboot.com.br
FireBase - http://www.FireBase.com.br
Blog - http://blog.firebase.com.br

RHTT> Olá pessoal,

RHTT>

RHTT> Escrevo para compartilhar com a lista um problema que estou enfrentando,
RHTT> primeiro listo algumas características importantes:

RHTT>

RHTT> * Tenho um banco FB com pouco mais de 1Gb, com page size de 16K, e dialeto
RHTT> 3. Estou utilizando a versão 1.5.x do FB.

RHTT>

RHTT> * Durante o dia ocorrem milhares de rápidas conexões com este banco de
RHTT> dados, 90% não chegam a durar nem 1 segundo.

RHTT>

RHTT> * Nestas conexões uma aplicação desenvolvida com D7 (dbexpress) executa
RHTT> consultas, e algumas operações básicas de insert, update e delete.

RHTT>

RHTT> * Como a aplicação está respondendo a requisições de dispositivos móveis, em
RHTT> virtude do time out destes dispositivos minhas respostas precisam ser muito
RHTT> rápidas.

RHTT>

RHTT> -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- --

RHTT>

RHTT> Meu problema é o seguinte:

RHTT>

RHTT> - Ao rodar alguns procedimentos mais pesados no banco de dados, a alocação
RHTT> do processador vai a 100% e consequentemente todas aquelas conexões que
RHTT> geralmente não duram nem 1 segundo acabam ficando “travadas”.

RHTT>

RHTT> - Existe alguma forma de configurar para o firebird trabalhar com processos
RHTT> efetivamente “paralelos”, de modo a uma conexão muito pesada não “travar”
RHTT> todas as outras?

RHTT>

RHTT> Obs.: Todas as conexões usam o mesmo usuário de banco de dados, pode ser
RHTT> este o motivo?

RHTT>

RHTT>

RHTT> Desde já obrigado.