[firebase-br] Alocação de processamento

Rafael Helm - Trevisan Tecnologia rhelm em trevisantecnologia.com.br
Ter Ago 19 13:25:04 -03 2008

Olá pessoal,

Escrevo para compartilhar com a lista um problema que estou enfrentando,
primeiro listo algumas características importantes:

* Tenho um banco FB com pouco mais de 1Gb, com page size de 16K, e dialeto
3. Estou utilizando a versão 1.5.x do FB.

* Durante o dia ocorrem milhares de rápidas conexões com este banco de
dados, 90% não chegam a durar nem 1 segundo.

* Nestas conexões uma aplicação desenvolvida com D7 (dbexpress) executa
consultas, e algumas operações básicas de insert, update e delete.

* Como a aplicação está respondendo a requisições de dispositivos móveis, em
virtude do time out destes dispositivos minhas respostas precisam ser muito
rápidas.

-- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- --

Meu problema é o seguinte:

- Ao rodar alguns procedimentos mais pesados no banco de dados, a alocação
do processador vai a 100% e consequentemente todas aquelas conexões que
geralmente não duram nem 1 segundo acabam ficando “travadas”.

- Existe alguma forma de configurar para o firebird trabalhar com processos
efetivamente “paralelos”, de modo a uma conexão muito pesada não “travar”
todas as outras?

Obs.: Todas as conexões usam o mesmo usuário de banco de dados, pode ser
este o motivo?

Desde já obrigado.

Rafael Helm

 acredita-se estar livre de perigo.