[firebase-br] Criando campo blob

Forrest® fernando.bg em gmail.com
Qui Ago 14 10:24:21 -03 2008

No dia 13/08/2008 catando milho no teclado Hércules Mohamed escreveu o texto abaixo :

> Olá Fernando,

Olá Hércules primeiramente bom dia e obrigado pela resposta.

> Utilizo o campo BLOB para armazenar fotos nos meus bancos e não tenho
> problemas nenhum ao acesso via Delphi.

Então eu uso blobs mas sempre para testos nunca tinha usado para fotos esse foi o primeiro por
isso a duvídas mas é muito bom saber que não dá problemas.

> Fiquei muito intrigado com a sua duvida, tanto que cheguei a verificar os
> meus bancos, antes de lhe responder.

eu também fiquei por isso resolvi postar aqui.

> Utilizo o ibexpert e crio os campos normalmente, só que eu não coloco o
> charset. A explicação é simples, pelo menos ao meu entendimento: Já que o
> campo é do sub_type 0 o mesmo se trata de binário, assim não deve ter
> charset, já que esse somente trata de caracteres.

Então eu também fiz a mesma coisa aí fui setar um charset ele mudou automático para texto aí surgiu
a duvida se para campos binários não precisava do charset, mas depois de levantar, tomar um café,
respirar um pouco e colocar o tico e o teco para funcinar percebi que faz o maior sentido não usar
o charset já que é para tratar caracter. Foi um momento de loucura como vários que tenho
aqui....rsrsrs

> Sendo assim, crie o seu campo normalmente sem setar o charset que você vai
> conseguir armazenar suas fotos normalmente.

Legal que bom, tanto que já até criei o campo e fiz a rotina para gravar e para recuperar e
realmente está funcionando legal.

> Só mais uma observação, 4096 é muiitoooo grande, eu normalmente utilizo 80 e
> consigo gravar fotos com uma boa resolução/tamanho.

Então essa era outra duvida que tenho sobre esse tamanho, foi o ibexpert que sujeriu esse 4096
porque é o tamanho do page size que uso e como eu não sabia o tamanho mais apropriado eu deixei,
mas é bom saber que com 80 já armazena legal vou fazer essa alteração e se alguém puder dar umas
explicaçao mais detalhada sobre esse tamanho do blob ou passar algum link ficaria agradecido.

> Espero poder ter lhe ajudado, qualquer duvida estou à disposição

Com certeza sua ajuda foi de grande valía muito obrigado mais uma vez Hércules.

Sogra é como onça :  temos que preservar, mas ninguém quer ter em casa