[firebase-br] Cloud Computing

Douglas Tosi douglasht em gmail.com
Qua Ago 13 15:49:09 -03 2008

2008/8/13 Alexandre Sousa <dave.malkavian em gmail.com>:
> Idéia 1:
> Cada um dos servidores rodam o SGBD e possuem um arquivo de banco de dados.
>
> Problemas:
> - Como seria feita a convergência de dados entre os 3 servidores?

Replicação?

> - O firebird suporta algum recurso de convergência de dados entre servidores diferentes? Numa situação extrema, digamos que um dado foi guardado no servidor 1 e antes de realizar a convergência, o servidor 1 caiu. Quer dizer que o usuário não terá o dado disponível, mesmo que a aplicação esteja rodando normalmente, afinal tenho mais 2 servidores?

Isso. Parece cenário típico de replicação.

> - O crescimento é exponencial. Como tudo ta guardado em todos os servidores, não aproveitaria realmente todo meu parque e minha disponibilidade de serviço seria limitada.

A sua disponibilidade seria altíssima. E esse é justamente a troca que
você faz. Você duplica ou triplica seu parque em troca de maior
disponibilidade, sem nenhum aumento da capacidade de armazenamento. Se
bem que o processamento você acaba distribuindo, de certo modo.

> Idéia 2:
> - O firebird suporta esse tipo de gerenciamento? Um servidor gerenciando múltiplos arquivos remotos?

Um servidor para vários DBs é comum. Para usar arquivo remoto, se me
lembro bem, só em linux. Mas acho que é perigoso.

> - O firebird consegue balancear a carga? Exemplo: o servidor 1 não está disponível no momento da gravação, então o firebird escolhe o servidor 2 para gravar o dado.

Não nativamente.
Acredito que isso pode ser feito de algumas maneiras. Misturando
replicação e uma boa arquitetura da aplicação. Agora, depende do tipo
de aplicação. Se é web, CS, etc. De qualquer maneira, só com o client
do FB não dá.

> - O firebird consegue fazer um select em todos os arquivos para procurar os dados, servindo assim como uma camada concentradora de dados que estão espalhados pelo mundo?

Não nativamente.

> Por ser uma lista sobre firebird, gostaria de saber o que ele oferece. Mas se alguem souber de outros SGBDs que façam isso, creio que é legal citar, só por curiosidade.

Não conheço. Mas acho que não é bem a praia do Firebird.

Vamos ver se o Jim Starkey dessa vez engrena e termina o dito Nimbus dele.

--
Douglas Tosi
www.sinatica.com