[firebase-br] Índices + Curiosidade

Murilo Garcia Bento murilo em cprinformatica.com.br
Seg Ago 11 21:12:02 -03 2008

Esta dando uma pesquisada sobre índices pra entender melhor o seu mecanismo
e claro montar select's melhores, e me deparei com esse cara aqui
www.comunidade-firebird.org/ cflp/downloads/CFLP_O003.PDF, e tem uma parte
que me chamou a atenção:

Deve ser na´página 3 (visualisei pelo navegador).
"5) Em SELECTs, use sempre a seguinte ordenação para as colunas:
        A) Colunas SmallInt,
        B) Colunas Integer;
        C) Colunas Data;
        D) Colunas String;
Seguindo esta ordem, seu SELECT será mais rápido"

Essa ordem é referente aos campos da tabela, correto? Ainda (refiro-me as
vesões mais atuais do FB) é válido isso?

É que já li várias coisas, inclusive sobre sempre que for executar um select
no banco por exemplo, sempre manter a mesma "caixa" quando for re-executar o
mesmo comanfo, se era tudo maísculo, mantenhã, se era misto, deixa igual,
assim ele é executado melhor.

Essas informações são válidas?

Grato.