[firebase-br] Calculo de imposto com firebird, qual a metodolgia mais indicada ?

Magno System magno em speet.com.br
Seg Ago 11 13:22:25 -03 2008

SELECT CAST(CAST(5.252 AS VARCHAR(15)) AS NUMERIC(15,2)) + 0.01 FROM
RDB$DATABASE

Parta deste exemplo e trabalhe em cima.

----- Original Message -----
From: "Vinicius Barreira" <vinibarr em gmail.com>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Monday, August 11, 2008 12:27 PM
Subject: [firebase-br] Calculo de imposto com firebird, qual a metodolgia
mais indicada ?

Pessoal, tenho a seguinte situação abaixo, onde eu calculo o ISS via
trigger:

Valor do serviço: R$ 65,50 - Percentual de ISS: 5% - Valor do ISS: R$ 3,275

Eu preciso converter paras 3,28, mesmo que seja por exemplo 3,272; no
caso do imposto, não vale a regra matemática onde se na terceira casa
decimal for abaixo de 5 eu coloco 3,27 e se for acima, 3,28. No caso de
imposto, se tiver qualquer coisa maior que zero na terceira casa tem
sempre que jogar pra cima.

Na base de dados, o campo referente ao ISS está com quatro casas. Não
deixei com duas justamente porque o arredondamento da terceira casa
segue regras matematicas e não regras fiscais.

Preciso fazer isso via trigger ou stored procedure; tenho dificuldade em
usar UDF pelo fato de trabalhar com distribuição em larga escala  e UDF
é mais um recurso pra ser "instalado" em clientes, onde a grande maioria
tem windows mas alguns tem linux.

Agradeço dicas e sugestões.

Vinicius Barreira
Check-In Informática
Software Para Hotéis / Pousadas / Moteis
São Bernardo do Campo - SP
http://www.check-in.com.br
Fone (11) 4330-3148
msn / e-mail: vinicius em check-in.com.br
skype: vinibarr