[firebase-br] Melhor Servidor para Fire Bird com LINUX

Josauro S.J. josauro em casasoft.inf.br
Qui Ago 7 13:04:44 -03 2008

É OLTP, OLAP ou misturado?
Sem dúvida ambos ocorrem sendo que OLTP em todo o processo

Qual o tamanho da base?
Crescendo esta proximo a 1GB próximo a seis meses de uso, porém  muito mais módulos irão acrescer volume a abase

Qual a complexidade do metadado?
Com umas 200 tabelas, mesmo tanto de views e mais de 300 procedures e 200 triggers, o banco de dados bastante normatizado, mas o dobro de tudo é experado para os próximos meses.

Esses 100 usuários estarão concorrendo pelos mesmos dados ou trabalhando em áreas distintas do banco?
Como a normatização é bastante grande, qualquer dado sempre será compartilhado com a maioria dos usuários.

Qual a relação entre leitura e escrita?
Depende do período do mes, a escrita será bastante intensa , pode se definir 50% em período normal.

Obrigado
Josauro S.J.

> Preciso de uma Ótima sugestão para um servidor de banco de dados FireBird, a principio acho que poderia ser com o SO Linux.
> Empresa com +- 100 conexões usuarios.
>
> Dúvidas já de inicio
> 1 - Ele trabalha com servidor bi-processado Quad-core ?

Sim. Só na versão Classic ou na SuperClassic a partir do 2.5.

> 2 - Ele gerencia 4 GB de memória ?

Até mais com as versões 64bit.

> 3 - Trabalhando com HD de 250 GB em RAID 1 (espelhado) não apresenta
> falhas ?

Se o que você busca é segurança para os dados, certifique-se também de
comprar HDs SAS que são feitos para o "batente" e em geral dão muito
menos problema que os SATA.
RAID1 vai bem, ainda mais se for gerenciado por uma boa controladora.

> Qual a sugestão

Uma sugestão só com essas informações seria mais um chute ou uma
exposição de preferência pessoal.
Entender o padrão de carga do seu banco de dados, o tipo de aplicação,
o tamanho da carga, por exemplo, é essencial para determinar o melhor
servidor para o *seu caso*. Não existe melhor servidor para o
Firebird.

hth,