[firebase-br] Segurança - criptografia

Eduardo Pelizzari de Andrade eduardoandrade em persoft.com.br
Qua Ago 6 10:48:07 -03 2008

Você pode:

No firebird:
1. Alterar a senha do SYSDBA;

No servidor:
2. Não compartilhar a pasta onde está o banco de dados, assim pela rede
ninguém tem acesso ao banco de dados;
3. Colocar senha no servidor;
4. Não deixar o servidor logado;
5. Alterar o servidor para não dar boot pelo CD/DVD nem pela USB;
6. Colocar senha na BIOS;
7. Não permitir dar CTRL+ALT+DEL;
8. Trancar o servidor  em uma sala, ou dentro de um hack;

A mais:
9. Instalar o Zebedee, configurar criptografia, gerar chaves públicas e
privadas, distribuir as chaves privadas entre os usuários. Isto dá mais
trabalho, você vai ter que instalar o zebedee em todas as máquinas e
colocar a chave privada. Este procedimento é justificável, se você tem
medo que alguém consiga capturar sua senha via sniffer na rede. O
zebedee vai fazer um túnel seguro criptografando os dados.

Eduardo Pelizzari de Andrade
Persoft Softwares Aplicativos