[firebase-br] Sempre commitar todos os Selects

Denis da Silva Guerra listas.denisguerra em gmail.com
Ter Ago 5 13:48:10 -03 2008

Pessoal,

Já foi falado anteriormente aqui na lista sobre a necessidade em fechar a
transação de todo e qualquer select com um commit ou rollback, a fim de
evitar o acúmulo de transações abertas, causando perda de desempenho.

Não quero reabrir o assunto, mas queria deixar essa questão sem dúvidas.

Se eu dou um "close" no componente (no meu caso o TIB_Query do IBO) que tem
um select ativo, a transação realmente continua aberta no banco?  É
realmente necessário mandar fechar a transação?

Se realmente for necessário, qual o motivo do firebird manter essa transação
em aberto se ela pode ser fechada de forma indiferente com um commit ou
rollback?
Manter uma transação aberta para um update, insert, etc., é bem lógico pois
com isso temos o poder de confirmar ou cancelar a transação.

Pelo meu ver, se o select não está mais ativo, não faz sentido o firebird
manter esta transação...

Por favor, ajudem-me a entender esta situação.

abs
Denis da Silva Guerra
denisdsguerra em gmail.com
São José do Vale do Rio Preto - RJ