[firebase-br] Tabela de Nota Fiscal

Claudio.sj@sercon.com.br claudio.sj em sercon.com.br
Sex Ago 1 09:29:33 -03 2008

Claro que dessa forma é mais facil, porem a tabela principal fica com muitos
campos, tornando-a um pouco lenta na hora de fazer uma seleção de notas,
logico que isso vai depender de quantas notas serao emitidas por mes..
Tem outra coisa importante tambem, pode ser que nao tenha transportadora, e
ai vc tem os campos nullos na tabela de notas sem necessidade.

----- Original Message -----
From: "Forrest®" <fernando.bg em gmail.com>
To: <lista em firebase.com.br>
Sent: Friday, August 01, 2008 8:59 AM
Subject: Re: [firebase-br] Tabela de Nota Fiscal

No dia 31/07/2008 catando milho no teclado Claudio.sj em sercon.com.br
escreveu o texto abaixo :

> Eu tenho as seguintes tabelas de nota
>
> tb_nota     -> tabela que contem o corpo da nota
> tb_clinota -> tabela que contem os dados do cliente e tambem o endereco
>         Obs.. eu sei que muitos vao dizer, que basta ter um campo na
tabela
> de nota
>                   apontando pra tabela de clientes, mais isso é falho,
> porque quando se emite
>                   uma nota fiscal pra algum cliente .. tem o endereco do
> cliente e os dados del e
>                  caso haja mudanca de endereco do cliente, a nota nao
sofre
> [...]

Tudo bem eu até concordo com o que você disse sobre o cliente estar
relacionado na nota porque se
mudar o endereço nas notas não poderá mudar, mas não vejo necessidade de ter
tabela separada para
isso. eu colocaria dessa forma.

Tabela : Nota_Fiscal -> Vai ter os campos do cabeçalho da nota, rodapé,
transportadora e
totalizações.
Tabela : Nota_Fiscal_Itens -> Vai ter todos os campos referente os itens da
nota fiscal. Essa
tabela será ligada na principal que é a nota fiscal.
Tabela : Nota_Fiscal_Parcela -> Vai ter todos os campos referente as
parcelas da nota fiscal. Essa
tabela também será ligada na principal que é a nota fiscal.

Tanto a tabela itens e a tabela parcela pode ter 1 ou mais registros
referente a mesma nota
principal. Não vejo a necessidade de ter tabela para cabeçalho, para
cliente, para transportadora e
para totalizações isso pode ser englobado tudo na mesma tabela nota fiscal.
Bom isso é como penso e
como uso aqui na empresa, mas nada impede de usar como você citou também
temos que fazer como
achamos mais facil para nós.

Sogra é como onça :  temos que preservar, mas ninguém quer ter em casa