[firebase-br] Tabela de Nota Fiscal

Forrest® fernando.bg em gmail.com
Sex Ago 1 08:59:18 -03 2008

No dia 31/07/2008 catando milho no teclado Claudio.sj em sercon.com.br
escreveu o texto abaixo :

> Eu tenho as seguintes tabelas de nota
>
> tb_nota     -> tabela que contem o corpo da nota
> tb_clinota -> tabela que contem os dados do cliente e tambem o endereco
>         Obs.. eu sei que muitos vao dizer, que basta ter um campo na tabela
> de nota
>                   apontando pra tabela de clientes, mais isso é falho,
> porque quando se emite
>                   uma nota fiscal pra algum cliente .. tem o endereco do
> cliente e os dados del e
>                  caso haja mudanca de endereco do cliente, a nota nao sofre
> alteracoes tem que continuar com
> [...]

Tudo bem eu até concordo com o que você disse sobre o cliente estar relacionado na nota porque se
mudar o endereço nas notas não poderá mudar, mas não vejo necessidade de ter tabela separada para
isso. eu colocaria dessa forma.

Tabela : Nota_Fiscal -> Vai ter os campos do cabeçalho da nota, rodapé, transportadora e
totalizações.
Tabela : Nota_Fiscal_Itens -> Vai ter todos os campos referente os itens da nota fiscal. Essa
tabela será ligada na principal que é a nota fiscal.
Tabela : Nota_Fiscal_Parcela -> Vai ter todos os campos referente as parcelas da nota fiscal. Essa
tabela também será ligada na principal que é a nota fiscal.

Tanto a tabela itens e a tabela parcela pode ter 1 ou mais registros referente a mesma nota
principal. Não vejo a necessidade de ter tabela para cabeçalho, para cliente, para transportadora e
para totalizações isso pode ser englobado tudo na mesma tabela nota fiscal. Bom isso é como penso e
como uso aqui na empresa, mas nada impede de usar como você citou também temos que fazer como
achamos mais facil para nós.

Sogra é como onça :  temos que preservar, mas ninguém quer ter em casa