[firebase-br] 2º tentativa ..... se eu me ajoelhar e implorar vai ficar chato, heheheh.

Zottis zottissistemas em brturbo.com.br
Qua Abr 23 10:58:02 -03 2008

não entendi bem a pergunta, mas acho que o Comando substring resolve

select substring(descricao from 1 for 1) from Tabela;
depois é só verificar se esta Uppercase ou se vc quer pesquisar pelo
Descricao sem diferenciar se é maiúscula ou minúscula use o camando Upper.

espero que ajude.

----- Original Message -----
From: "alexandre pedroso" <alexgpedroso em gmail.com>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>; "Carlos H. Cantu"
<listas em warmboot.com.br>
Sent: Wednesday, April 23, 2008 10:44 AM
Subject: [firebase-br] 2º tentativa ..... se eu me ajoelhar e implorar vai
ficar chato, heheheh.

Sei que poucas pessoas dispoe de tempo e que é mais facil fazer isto via
codigo, mas algume poderia dar alguma dica?

A intenção é fazer um select de um campo "DESCRICAO", e verificar se o 1º
caracter de cada grupo de letras é maiusculo.
Isto é a nivel de padronização. Sei que usando o STARTING consigo ver se o
1º caracter do 1º grupo do campo descricao é maiusculo, mas me interessa
saber se os 1ºs caracteres dos grupos de letras seguintes tambem sao em
letra maiuscula.

Ex1: Rivaldo "p"ereira   <- Neste caso a letra "p" do 2ºgrupo de caracteres
é minusculo.
Ex2: Rivaldo "P"ereira   <- Neste caso a letra "p" do 2ºgrupo de caracteres
é maiusculo.

A intencao do select é amostrar todas as descricoes do exemplo 1 (Ex1)
Zottis(TeamFB Users)

Zottis Sistemas - 2008 Ano XI
Programação Delphi/PHP/Firebird/MySQL

"Um homem só tem o direito de olhar