[firebase-br] Ajuda urgente! preciso de cases de sistemas de porte com Firebird

Qui Abr 17 10:04:21 -03 2008

Baixe a ultima edição da DBFreeMagazine (www.dbfreemagazine.com.br),
com os slides das palestras do FDD. Uma das minhas palestras foi "FB -
A escolha certa", e lá tem tudo que vc precisa :)

[]s
Cantu (Membro do TeamFB - FireBase)
http://www.warmboot.com.br
FireBase - http://www.FireBase.com.br
Blog - http://blog.firebase.com.br

RAdF> Olá pessoal!

RAdF>

RAdF> Estou com uma situação inusitada e preciso da ajuda de vocês com algo menos
RAdF> usual. Minha empresa tem um sistema de gestão implantado e rodando a cerca
RAdF> de um ano em uma empresa prestadora de serviços de telecom. Como o sistema
RAdF> controla principalmente o estoque de equipamentos de gestores e a saída de
RAdF> técnicos a campo, o banco tem crescido bastante (cerca de 300 Mb no último
RAdF> mês) e a previsão é de que este crescimento aumente exponencialmente em
RAdF> virtude de novos contratos de prestação de serviços que foram incorporados
RAdF> pelo meu cliente.

RAdF>

RAdF> O sistema foi bem modelado, mas existem alguns gargalos de performance que
RAdF> estão sendo resolvidos principalmente porque as tabelas principais nas quais
RAdF> o sistema necessita buscar informações estão chegando a cerca de 1.500.000
RAdF> de registros.

RAdF>

RAdF> O que aconteceu foi o seguinte: solicitamos ao pessoal de TI do cliente que
RAdF> eles fizessem um projeto pra melhoria do servidor, visando principalmente a
RAdF> segurança dos dados, solicitando que eles fizessem espelhamento de HD via
RAdF> RAID e aumentassem a memória.

RAdF>

RAdF> MAS, o ocorrido na seqüência nos pegou completamente desprevenidos: o
RAdF> administrador atual da rede nos respondeu um e-mail bem mal-educado, dizendo
RAdF> que a estrutura de servidor é boa e suficiente pro porte da empresa, e que o
RAdF> problema é do sistema que não atende as necessidades dele, pois o Firebird
RAdF> não é um banco confiável e capaz de agüentar o tranco, baseado na
RAdF> “experiência” dele nas últimas 2 consultorias. Mais absurdo, ele alega que a
RAdF> empresa deveria trabalhar com SQL/Server, na opinião dele, “um banco
RAdF> confiável” (como se o M$ fosse um Oracle!)

RAdF>

RAdF> O que eu preciso é que vocês me passem casos de sistemas de grande porte que
RAdF> trabalhem sob o Firebird, nos quais eu possa citar inclusive o nome da
RAdF> empresa usuária do sistema, para anexar como prova que sustentem os nossos
RAdF> argumentos de que o Firebird é um banco indicado pra eles. É mole isso que
RAdF> temos que agüentar ?

RAdF>

RAdF> Outra coisa: quais eram os órgãos governamentais que migraram pro Firebird ?
RAdF> Eu sei que a SEFIP roda com embedded, e o Banco do Brasil migrou os sistemas
RAdF> empresariais deles pra Firebird, existem outros que eu estou esquecendo ?

RAdF>

RAdF>

RAdF> []’s

RAdF>

RAdF> Rodrigo A. de Freitas

RAdF> Análise & Desenvolvimento

RAdF>

RAdF> Soluções & Informática

RAdF> FireBase-BR (www.firebase.com.br) - Hospedado em www.locador.com.br
RAdF> Para saber como gerenciar/excluir seu cadastro na lista, use:
RAdF> http://www.firebase.com.br/fb/artigo.php?id=1107
RAdF> Para consultar mensagens antigas: http://firebase.com.br/pesquisa