[firebase-br] Ajuda urgente! preciso de cases de sistemas de portecom Firebird

OseasTormen mentux em gmail.com
Qui Abr 17 09:56:17 -03 2008

A principio, todos os sistemas do DATASUS estao sendo convertidos ao
Firebird. Acredito que todos ja estejam migrados.

E com certeza isso e uma grande coisa!

[]'s

--
____________________________
OseasTormen

Estou com uma situação inusitada e preciso da ajuda de vocês com algo menos
usual. Minha empresa tem um sistema de gestão implantado e rodando a cerca
de um ano em uma empresa prestadora de serviços de telecom. Como o sistema
controla principalmente o estoque de equipamentos de gestores e a saída de
técnicos a campo, o banco tem crescido bastante (cerca de 300 Mb no último
mês) e a previsão é de que este crescimento aumente exponencialmente em
virtude de novos contratos de prestação de serviços que foram incorporados
pelo meu cliente.

O sistema foi bem modelado, mas existem alguns gargalos de performance que
estão sendo resolvidos principalmente porque as tabelas principais nas quais
o sistema necessita buscar informações estão chegando a cerca de 1.500.000
de registros.

O que aconteceu foi o seguinte: solicitamos ao pessoal de TI do cliente que
eles fizessem um projeto pra melhoria do servidor, visando principalmente a
segurança dos dados, solicitando que eles fizessem espelhamento de HD via
RAID e aumentassem a memória.

MAS, o ocorrido na seqüência nos pegou completamente desprevenidos: o
administrador atual da rede nos respondeu um e-mail bem mal-educado, dizendo
que a estrutura de servidor é boa e suficiente pro porte da empresa, e que o
problema é do sistema que não atende as necessidades dele, pois o Firebird
não é um banco confiável e capaz de agüentar o tranco, baseado na
"experiência" dele nas últimas 2 consultorias. Mais absurdo, ele alega que a
empresa deveria trabalhar com SQL/Server, na opinião dele, "um banco
confiável" (como se o M$ fosse um Oracle!)

O que eu preciso é que vocês me passem casos de sistemas de grande porte que
trabalhem sob o Firebird, nos quais eu possa citar inclusive o nome da
empresa usuária do sistema, para anexar como prova que sustentem os nossos
argumentos de que o Firebird é um banco indicado pra eles. É mole isso que
temos que agüentar ?

Outra coisa: quais eram os órgãos governamentais que migraram pro Firebird ?
Eu sei que a SEFIP roda com embedded, e o Banco do Brasil migrou os sistemas
empresariais deles pra Firebird, existem outros que eu estou esquecendo ?

[]'s

Rodrigo A. de Freitas

Análise & Desenvolvimento

Soluções & Informática