[firebase-br] Portabilidade!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Magno System magno em speet.com.br
Sáb Abr 12 21:42:31 -03 2008

Há muito tempo tenho visto na lista que o componente X tem mais vantagem que o componente Y por portabilidade!!!

Acho que para você ter portabilidade você não pode ter STORED PROCEDURE, TRIGGER, UDF, etc e etc e etc.

Eu não acredito que migrar um sistema mesmo que você use um componente multibancos seja tão simples!!!

Será que alguém aqui na lista teria um sistema em que para trocar de FIREBIRD para MYSQL ou ORACLE ou SQL SERVER ou POSTGREES apenas necessitaria de trocar a DLL do DBEXPRESS por exemplo ???

Acho que PORTABILIDADE é para quem trabalha com PARADOX e MSACESS, onde basta criar tabelas iguais com campos iguais que tá tudo resolvido.

Em SGDB existem recursos do banco de dados que devem ser explorados, recursos esses, específicos de cada banco. Tenho espalhado nos meus bancos FIREBIRD a função FOR SELECT que até onde eu sei somente o FIREBIRD tem. Se eu fosse migrar de banco teria que repensar toda regra de negócio, onde tem o FOR SELECT.

Um exemplo básico: O FIREBIRD até onde eu sei é o único banco que tem STORED PROCEDURES SELECIONÁVEIS. Então para eu ter PORTABILIDADE teria que abrir mão desse recurso maravilhoso!!!

Ou eu como angú ou como chocolate!!! Ou você trabalha com um banco ou outro!!! PORTABILIDADE é algo bem relativo!!!

Como diria CAETANO. É isso que eu acho, ou não!!!

EMPRESA: Marcelo Guimarães Nogueira
NOME FANTASIA: Magno System
ENDEREÇO: Rua Oliveira Leite, 66 - Centro - Passa Quatro - MG
EMAIL: magno em speet.com.br
CNPJ: 07.693.076/0001-99

Marcelo Guimarães Nogueira
Magno System (Empresa Desenvolvedora de Software)