[firebase-br] Cantu? ->> Gfix / Gbak nao conseguiu resolver

Artur Anjos listas em arturanjos.com
Sáb Abr 12 09:36:46 -03 2008

Eduardo,
> Sem querer ofender ninguém, mas uso o MySQL e estou começando a, quem sabe,
> querer engatinhar no Firebird. Muitas das mensagens que vejo nessa lista
> dizem respeito a corrupção no banco de dados.
Eu uso o Firebird há muitos anos, e tambem me espanto com o que dizem
sobre corrupção de dados, porque nunca vi nenhuma. Para ser mesmo
sincero, vi uma situação desse tipo: estava no meio de uma operação de
importação de dados e alguem carregou no reset da maquina. Não foi só a
base de dados que ficou corrompida.

> Só uma nota: nas palestras da Codegear os evangelistas sempre dizem que
> bancos Interbase não corrompem. Com já ouvi isso dos evangelistas do MySQL
> também, não levo muito a sério. Já ouvi muito bem do Postgre nos últimos
> vinte e poucos anos (contando com o Ingres) mas me parece que o mesmo não
> funciona em máquinas com Windows 98 (!) e ainda não tive coragem para forçar
> os clientes mais mesquinhos a desembolsar dinheiro para um servidor decente.

Sabe o que eu acho? Como o Firebird é muito leve e fácil de instalar, e
gratuito, as pessoas não lhe dão o devido respeito e colocam a trabalhar
em equipamento sem qualquer cuidado.
Se tivessem gasto uma boa maquia em software proprietário (oracle,
mssql) já tinham o cuidado de colocar um bom server, com uma boa UPS, etc.

Mas, mesmo sendo evangelista do Firebird, uma coisa lhe garanto: nunca
vi um banco corrompido por comandos sql, etc.
E se você vir aqui as mensagens, o que acontece é sempre devido a um
problema de hardware, e não existem backups.
Só por não existir backups se nota o grau de profissionalismo... :-)

Artur