[firebase-br] Cantu? ->> Gfix / Gbak nao conseguiu resolver

Eduardo C ecostas em gmail.com
Sáb Abr 12 00:11:31 -03 2008

Sem querer ofender ninguém, mas uso o MySQL e estou começando a, quem sabe,
querer engatinhar no Firebird. Muitas das mensagens que vejo nessa lista
dizem respeito a corrupção no banco de dados. O Firebird/Interbase é frágil
nesse aspecto? Quais são as principais razões para essa corrupção? As
chances de se recuperar o banco corrompido são boas? No MySQL sempre usei
tabelas MyISAM, por serem mais simples, robustas e fáceis para a comunicação
com os clientes, já que cada tabela corresponde a três arquivos. Vou passar
para innoDB, ganhando acesso a chaves estrangeiras, gatilhos (triggers para
quem não fala português), stored procedures (stored procedures para quem não
fala português), etc. E talvez venha a ter as mesmas dores de cabeça no
Firebird ou no MySQL, o que pode me ajudar a escolher qual gerenciador de
bancos de dados e analgésico são os mais indicados.

Só uma nota: nas palestras da Codegear os evangelistas sempre dizem que
bancos Interbase não corrompem. Com já ouvi isso dos evangelistas do MySQL
também, não levo muito a sério. Já ouvi muito bem do Postgre nos últimos
vinte e poucos anos (contando com o Ingres) mas me parece que o mesmo não
funciona em máquinas com Windows 98 (!) e ainda não tive coragem para forçar
os clientes mais mesquinhos a desembolsar dinheiro para um servidor decente.

Eduardo