[firebase-br] RES: Opinião: IBX (Delphi 7) é INcompatível com Firebird 2.x?

Adriano Santos (Yahoo) falecom em adrianosantos.pro.br
Qui Abr 10 19:05:39 -03 2008

Entendi Magno, realmente o IBX não é feito para Firebird e nem mesmo o
DBX. Não é interessante comercialmente para a CG manter um driver para
um banco que, além de não ser deles, é free.

Agora com a chegada do DBX4 o que tenho ouvido direto do pessoal da CG
é: agora o o DBX é um framework totalmente desenvolvido em Delphi e
unificado. É muito mais fácil desenvolver driver para ele. Na minha
interpretação, entendo que eles pensam assim: O DBX não dá suporte ao
PostgreeSQL? Então monte um driver para ele. Não dá suporte ao FB 2.0,
3.0, 10.0? Monte um driver pra ele que agora é mais fácil, nós é que não
vamos fazer.

É só um interpretação, posso estar estupidamente errado. Pra mim o DBX
adianta bastante, pois uso o que chamo de quarteto fantástico, o famoso
SQLConnection > SqlDataSet > DataSetProvider > ClientDataSet. Meu
ClientDataSet nem imagina que bando de dados está do outro lado do DSP,
isso acho legal. O ruim é que pra adaptar o DBX para um Oracle por
exemplo dá um trampo dos diabos.

Interessante a discussão.
abs

Adriano Santos