[firebase-br] RES: Opinião: IBX (Delphi 7) é INcompatível com Firebird 2.x?

Eduardo Jedliczka - TeamFB jedyfb em gmail.com
Qui Abr 10 16:34:41 -03 2008

Seguir o padrão ANSI ??? Não quero ofender ninguém, mas quem falou isto
não foi muito feliz... Conheço varios bancos de dados que seguem o
padrão ANSI (MUITO MAIS que BORLAND, ORACLE, MICROSOFT e IBM) e são
incompatíveis com o IBX.

Aliás, alguém prestou atenção que IBX é a sigla de INTERBASE EXPRESS ???
Ou seja, é um componhente que foi desenvolvido para trabalhar com a API
do Interbase! E a BORLAND atualiza ele para funcionar com as versões
novas do INTERBASE. Se fosse compatível com o Firebird seria FBX!

Se o Firebird 1.0 é gêmeo (compatibilidade de 99.99%) do Interbase 6.0,
o mesmo não vale para 1.5, e 2.x...

Já encontrei algumas situações (principalmente com a atualização de
METADATA) em que funciona corretamente no FB 1.X e não funciona no FB
2.0. Há alguns Selects com UDFs, ou funções internas do FB 1.5 que
exigiram alterações para funcionar no IBX (apesar de funcionarem
corretamente no IBO, ou até mesmo no IBEXPERT).

Já vi selects relativamente simples (com union all e group by e poucos
parâmetros) que se recusam a funcionar no IBX do Delphi 2006 juntamente
com Firebird 2.0! E pior, retornam as mais absurdas mensagens de erro
que eu tenho notícia.

A explicação ??? Simples, a API do FireBird mudou! Algumas coisas também
mudaram no CLIENT (aliás, até o nome do cliente mudou).

Tenho sistemas com IBX e Firebird 2.0, SIM, eu tenho, mas vez ou outra
encontro situações que me dão muita dor de cabeça... e ao tentar com
outros componentes (Zeos, Dbx, ou IBO - funcionam ou encontram outros
problemas).

Sucesso,

Eduardo Jedliczka