[firebase-br] Firebird 2 e PHP 5

Marcelo Silva marcvan em ig.com.br
Ter Abr 8 13:54:53 -03 2008

PHP não é feito pra MySQL

O MySQL é um banco Open que normalmente vinha com o Linux
E como o PHP surgiu mais forte nessa plataforma entao o pessoal do PHP pegou
este banco como Default

O PHP pode conectar com praticamente qualquer banco de dados pois todos eles
sempre oferecem um Driver padrão ou via ODBC

Pra conectar o PHP ao Firebird é muito simples

Instale o PHP5 e no momento da instalacao abilite um dos extras referente ao
Interbase pois é o mesmo módulo, ele ira instalar uma extenção na pasta
C:\PHP\Ext ou na pasta que voce escolher (suponhando que esteja no Windows)
Já no Linux voce deve instalar um pacote tambem referente ao interbase-php
ou firebird-php ae ele faz o resto pra vc

Imagino que voce deva saber instalar o Apache por isso pulo esta sessao :)

Pra testar se seu PHP+FIREBIRD esta ok... crie um arquivo.php com o conteudo
<?php phpinfo(); ?>

Execute ele pelo seu browser http://localhost/arquivo.php se tudo estiver
funcionando ele vai mostrar um relatorio das configuracoes do PHP + Apache
ae voce procura na lista o item INTERBASE se achar é porque esta
instalado... caso contrario terá que rever a instalacao....

Pra conectar ao Interbase é simples é so ir no www.php.net e procurar por
ibase_connect
ou pra facilitar olha ae o link
http://br.php.net/manual/pt_BR/function.ibase-connect.php