[firebase-br] Como saber se um transação está parada no servidor?

Fellipe Henrique fellipe.h em uol.com.br
Sex Abr 4 09:47:41 -03 2008

Amigo, como você faz pra gerar o log? Porque quando eu vou no gstat não
aparece a quantidade de conexoes..

[]s

"Artur Anjos" <listas em arturanjos.com> escreveu na
mensagem news:47F55CE1.7030308 em arturanjos.com...
Fellipe,

gstat -h é o que você deve correr.

Se o teu servidor for linux (ou usando um grep para windows) podes fazer
algo como:

gstat -h Server:BaseDeDados | grep -E "Oldest|Next tran"

e ficas apenas com a informação que te interessa. Nos meus servidores de
produção, eu guardo sempre um log horário com a informação das
transações e do número de conexões.

Vê um dia de actividade de exemplo num cliente meu:
---

9 da manhã, hora de entrada no escritório:
2007/01/02 09:00:01 - Numero de Conexoes: 6 (2 via ZeBeDee)
2007/01/02 09:00:01 -
       Oldest transaction      1237496
        Oldest active           1237497
        Oldest snapshot         1237495
        Next transaction        1237594

Uma hora depois:
2007/01/02 10:00:03 - Numero de Conexoes: 31 (6 via ZeBeDee)
2007/01/02 10:00:03 -
       Oldest transaction      1238448
        Oldest active           1238449
        Oldest snapshot         1238168
        Next transaction        1238650

Algumas notas essenciais: repara que nesta hora existiram mais de mil
transações mas o importante é que sei que nessa hora nenhuma transacção
ficou "emperrada" - o Oldest Active aumentou.
As conexões passaram de 6 para 31, o que é normal pois os utilizadores
estão a trabalhar em pleno às 10 da manhã.

Continuemos para as 17h:
2007/01/02 17:00:02 - Numero de Conexoes: 30 (6 via ZeBeDee)
2007/01/02 17:00:02 -
       Oldest transaction      1244415
        Oldest active           1244416
        Oldest snapshot         1244389
        Next transaction        1244858

Viste? O Oldest active continuou sempre a subir...

Manter um ficheiro destes horário (eu não mantenho as 24 horas, basta-me
das 8h às 20h) é essencial para acompanhar se a aplicação está se
comportando bem.

Quando e se "estiver lento", este log deverá ser o primeiro a ser
verificado.

Nota que isto não te diz quantas transações estão abertas neste momento.
Pode ser que às 17h esteja apenas uma transação activa (a 1244416). O
que te indica é se está alguma activa.

Artur
(Pensando que deveria ter postado todo o log do dia porque o Carlos tá
contando as palavras...)