[firebase-br] Sugestão para desempenho no Firebird

Alexandre Sousa dave.malkavian em gmail.com
Qua Abr 2 13:12:09 -03 2008

Uma sugestão fica por conta do forced writes.

Se as transações são muito longas e/ou existem muitas operações na mesma
transação e o banco está com forced writes ativado, o desempenho do sistema
cai drasticamente. Experimentem desativar o forced writes.

Se melhorar, revisem TODAS as transações, inclusive aqueles selects
pequenos.

Tentem comitar ou dar rollback em qualquer operação, inclusive selects.

Espero ter ajudado

Alexandre Sousa

----- Original Message -----
From: "Marcelo Silva" <marcvan em ig.com.br>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Wednesday, April 02, 2008 12:28 PM
Subject: Re: [firebase-br]Sugestão para desempenho no Firebird

Tambem gostaria de saber dicas de melhorar a performance do FB

Meu server é um Xeon 1.8
Windows Server 2000
HD 15,GB x 2 ( espelho )
2GB de memoria

A base de dados esta com 900MB tabelas maximas com 1.400.000 registros

É uma máquina propria pra servidor com Placa INTEL DUAL

Mesmo assim tem hora que o sistema fica muito lento

Estava com Page size 4096
Ja coloquei o Page para 2048 pra ver se mudava alguma coisa
Agora tambem coloquei pra 8192

Mas mesmo assim ele persiste em usar 50 a 60 % do processador nas pesquisas

Sei que é comum dar uns picos de vez em quando... mas é que vemos no dia a
dia que alguma coisa nao esta normal

Se alguem puder dar umas dicas de bons modos com o FB seria bem vindo :)

Uma coisa ruim que já me passou pela cabeça é migrar pro MySQL pra ver se
melhora... mas eu gosto tanto do FB, tudo que faço é com ele e sempre
recomendo :)
Mas a necessidade fala mais forte né :(

Marcelo Silva