Re: [firebase-br] Firebird Essencial. Pág 202. Afinal é possível usar variáveis em triggers?

Andrei Luís compuvale.software em gmail.com
Qui Set 27 16:43:23 -03 2007

Boa tarde Alexandre,

> Pergunta de Newbie: É possível usar variáveis em trigger?

Sim é possível.

> No livro Firebird Essencial do Cantu diz na página 202 título Variáveis:
>
> "As Variáveis têm papel fundamental nas stored procedures e triggers.
> Podemos... ,ou seja, são visíveis somente dentro da SP ou trigger em que
> foram criadas."
>
> Alguém tem a sintaxe  de como utilizar uma variável dentro de um trigger.

Na página 200 do livro você tem a estrutura de criação das triggers
com variáveis.

Na página 203, tem um exemplo de uma stored procedure onde é criado
algumas variáveis e depois elas recebem o resultado de um select. Nas
triggers é da mesma forma. Você pode ter ainda uma variável para fazer
calculos. Ex:

Create Trigger blabla_bi for blabbla
before insert
as
declare variable valor1 numeric(9,2)
declare variable valor2 numeric(9,2)
declare variable valor3 numeric(9,2)
begin
   select first 1 id from algumaTabela into :valor1;
   valor2 = 2;
   valor3 = :valor1 * :valor2;
   new.algumcampo = valor3;
end

> Já procurei no google e nos manuais. Eu devo estar com a vista cansada
> (huahuahua) não achei nada. Somente variáveis em SP.

É tem dias que é fogo. :-)  Mas como disse antes, o uso é igual nas SPs.

[]
Andrei