[firebase-br] RES: Metodo de backup

Daniel / Tecnobyte temp2 em tecnobyte.com.br
Ter Set 25 17:53:36 -03 2007

Bem, a recomendação de QUEM FAZ o Firebird é que não se faça cópia do
arquivo enquanto o Firebird estiver rodando. De qualquer forma, cada um sabe
onde pisa. Eu prefiro seguir os conselhos dos mestres, pois sou menino no
assunto.

Atenciosamente.

Daniel P. Guimarães
Tecnobyte Informática
www.tecnobyte.com.br

----- Original Message -----
From: "Paulo Casagrande" <paulo em sjudas.com.br>
To: <lista em firebase.com.br>
Sent: Tuesday, September 25, 2007 2:31 PM
Subject: Re: [firebase-br] RES: Metodo de backup

> Jeferson Oliveira escreveu:
 >
> Vale lembrar, como bem dito no artigo e em sua tradução, que esse risco
> existe para métodos de cópia que travam o arquivo de origem, o que nem
> sempre ocorre.

Daniel e Jeferson

Boa tarde...

Com base nas suas informações resolvi fazer um experimento.

1)Criei um banco com 5 tabelas, todas com PK e relacionadas
umas as outras por FK
2)Criei um pequeno programa para popular estas tabelas
3)Criei um script no linux para copiar este banco em um
loop.
4)Enquanto rodava tudo realizei operações por um front end

Resultado

Inseri + de 19000 registros e copie o banco 2000 vezes

*** Não corrompeu o banco de origem :) ***

Não foi um experimento de grande porte,
nem talvez muito confiável, mas acredito
que em 2000 tentativas poderia ter
dado algo errado.

Complementando...

Se existe uma ferramenta especifica para
realizar tarefas importantes em um banco,
e diga-se de passagem o Backup é uma das mais
importantes. Esta ferramenta deve ser utilizada,
mas isso não significa que outros recurso quando
bem aplicados também não possam.
Todavia na duvida não utilize.

Um abraço...